sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Futebol o circo da sociedade atual?

Pão e Circo. Para quem não sabe, Pão e Circo era uma política usada na época dos Romanos, para 'enganar' os romanos. Roma estava passando por uma situação muito difícil, crises políticas, religiosas, entre outras circunstâncias. Para não causar uma revolta popular, os gorvenantes, em especial, os Cézares, proporcionavam movimentos de gladiadores, batalhas no Coliseo, sague, sangue, sangue, leões e escravos. Durante os shows, davam a população pães, para saciar a fome. Como os romanos adoravam as batalhas e a morte, extravazavam e acabavam esquecendo os problemas. Acabavam se conformando com a situação e não lutavam por vidas melhores.

Quando falo que gosto de futebol, muitos me criticam. Criticam, por causa do meu time, dos meus textos e das minhas idas aos estádios. Muitos me dizem, que o futebol, não é nada mais, nada menos, do que o Circo, e no caso do Brasil, o Bolsa Família, o pão. Não posso descorda, os políticos tentam fazer a política do Pão e Circo sim. Não é atoa que em ano de eleição presidencial, há uma Copa do Mundo, e no ano de eleição de governadores, há uma Olimpídas. No Brasil, a mais importante eleição ocorre no maior campeonato para os brasileiros. Nesse campeonato, o povo brasileiro, até quem não gosta de futebol, se interage e cria um nacionalismo exarcebado. O Brasil está bem se a Seleção Brasileira está. Quem vai descorda disso?

Sim, o futebol é o Circo brasileiro, mas, por causa disso, eu teria que parar de ir ao estádio? Não! Eu sei de tudo isso, e estou aqui escrevendo, não é? Quando estou no estádio do meu time, o mundo acaba e aquele momento se torna a galáxia. Meus problemas desaparecem, e é exatamente isso que o Circo proporciona. O jogo acaba, o momento acaba, os problemas voltam, o mundo volta, e as revoltas populares voltam. Podemos e devemos continuar torcendo e amando o futebol, mas não podemos deixar que nossas idéias e o futuro político se interfiram. Se a Seleção estiver super bem, mas a nação passando por problemas e exigindo um revolta popular, devemos lutar, lutar pelo nosso time e pela nossa nação. Mostrando que não deixaremos que o futebol continue um Circo, e sim, um esporte e um amor. Vamos, vamos para a Revolução, vamos, vamos para o estádio! Vamos!

Beijos Ana Marta

4 comentários:

Gremista Fanático disse...

Muito bem Ana, mandou bem no texto, e concordo com tudo.
Dessa vez eu entendi o texto por ser em Portugues, hahahahahaha.
Não sei porque mas tenho a impressao pela outra foto que estava em seu blog, conhece-la de algum lugar.
Beijo.
Saudações do Gremista Fanático

Clítia Milagres disse...

Muito bom Ana. Não podemos nos deixar alienar por falsas ilusões, mas o futebol, como vc bem disse, é maior do que isso tudo...é paixão, alegria, contentamento e também diversão. Vamos continuar indo aos estádios sim, e vamos continuar protestando também.

bjs

Bruno / K1llm4ster disse...

Mesmo com o pão e circo e dificil votar num velho que só vai sugar (Lacerda) e num crente manezão socialista (quintão)..

Bonito texto ana, e não falta com a verdade... o mundo ainda e muito gregoriano e dizem que estamos em tempos modernos..

|| ƒ@ß!0 - فابيو || disse...

E, bela vitoria a de ontem, e as coisas no FUTEBOL em minas tao voltando ao devido lugar!!!
Mas continuo preocupado com o nosso time, a qualquer hora me vem o AB, e inventa mais uma...RESTA TORCERMOS....

E QUE BELO TEXTO!